domingo, 25 de março de 2007

Virtual e Ciberespaço

De acordo com o Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual), há muitas concepções de virtual. Algumas das definições mais comuns são estas:
"Algo que é apenas potencial ainda não realizado (a definição histórica). Virtual referir-se-ia a uma categoria tão verdadeira como a real. O virtual não seria oposto ao real. O virtual pode ser oposto ao atual, porque o virtual carrega uma potência de ser, enquanto o atual já é (ser). Algo que não é físico, apenas conceitual. Algo que não é real. Virtual é tudo aquilo que não é palpável, a simulação de algo, como em Realidade Virtual".
O autor Pierre Lévy discorre sobre este assunto em sua obra "O que é o virtual?" Segundo ele, virtual tende a atualizar-se mas é algo que não existe na forma física.
O virtual é uma realidade que veio facilitar a vida do ser humano, pois, por meio dele, é possível obter informações e interagir com outras pessoas graças à tecnologia.
Ainda de acordo com o Wikipédia, Ciberespaço é o ambiente criado de forma virtual, através dos meios de comunicação modernos. O ciberespaço é possível porque, nos meios de comunicação modernos, há a possiblidade de pessoas e equipamentos trocarem informações das mais variadas formas sem preocupações.
O termo ciberespaço refere-se basicamente ao conjunto formado pelas "novas mídias". Este espaço virtual vai muito além da simples utilização destas ferramentas de comunicação, pois promove o aparecimento de um novo espaço sócio-cultural (cibercultura). Ainda que não seja uma entidade física concreta, o ciberespaço constitui-se em um espaço intermediário que não está desconectado da realidade e, sim, é parte fundamental da cultura contemporânea. http://www.facom.ufba.br/pretextos/claudio3.html
Considero o virtual importante pois nos permite conhecer novas realidades e culturas, interagindo com pessoas de todas as partes do mundo. Além disso, o virtual facilita a nossa vida permitindo que muitas das funções do nosso dia-a-dia sejam feitas via internet, como compras.
O ciberespaço é interessante pois permite o surgimento de comunidades virtuais, como as salas de bate papo, onde pessoas com gostos parecidos (ou não) se interagem, trocando idéias e informações.

Nenhum comentário: