terça-feira, 17 de abril de 2007

Avatar, Ciborgue, Imersão




AVATAR

"Em informática, avatar é a representação gráfica de um utilizador em realidade virtual. De acordo com a tecnologia, pode variar desde um sofisticado modelo 3D até uma simples imagem. São normalmente pequenos, aproximadamente 100 px de altura por 100 px de largura, para que não ocupem demasiado espaço na interface, deixando espaço livre para a função principal do site, programa ou jogo que se está a usar."
Avatar também pode ser uma manifestação corporal de um ser imortal no Hinduísmo, por vez até do ser supremo.Muitos não-hindus, por extensão, usam o termo para denotar as encarnações de Deus em outras religiões, como Buda, etc.
Na minha opinião o Avatar é muito importante, ele nos oferece grande oportunidades de vivermos o mundo virtual e podermos viajar na imaginação!!!

CIBORGUE

"Ciborgue em ficção, seria a junção de um ser robótico com partes humanas. O nome deriva de organismo cibernético.
Exemplos de "Ciborgues" na ficção científica: O Robocop e a personagem Alita do animé Battle Angel.
No Brasil, o termo se popularizou graças a primeira exibição da série de TV estrelada por Lee Majors, denominada "O Homem de Seis Milhões de Dólares". Depois surgiria o termo biônico (tradução para o termo em inglês bionic), como em "A Mulher Biônica" e "Os 6 biônicos" (The Bionic Six), para expressar o mesmo conceito em ficção científica.
Mais recentemente, em O Exterminador do Futuro, de acordo com a definição de ciborgue, ele seria um ciborgue apenas por ser revestido de tecidos vivos (pele) como ele mesmo explica para seu protegido John Connor em Exterminador do Futuro 2. Diferente de robô, que possui apenas partes mecânicas e dos andróides (que apenas aparentam ser um ser humano por fora, mas não possuem quaisquer tecidos humanos mesclados ao metal), o "cyborg" ou simplesmente "ciborgue", em português, é uma máquina mais humanizada por possuir externamente ou internamente de tecidos humano.
Ou seja toda e qualquer pessoa que possuir um simples pedaço de metal preso ao corpo, pode se considerar um ciborgue.Ex: Aparelho nos dentes é considerado um ciborgue,pinos metalicos no corpo tambem é considerado ciborgue etc...
Na minha opinião pedaços metalicos preso ao corpo é muito importante para a humanidade, tanto para a parte estética quanto para a parte de recuperação do corpo.

IMERSÃO

"Poucos elementos da indústria de entretenimento são tão discutidos como os jogos para computador. Tidos durante um bom tempo como "inocentes" brinquedos para crianças, eles voltaram à berlinda. Desta vez, questionados pela influência que exercem sobre os usuários - teoricamente, expostos a todo o tipo de mensagens nos games. Embora esteja claro que isso também acontece em outras mídias (como no cinema e na TV), é nos jogos que este argumento encontra maior repercussão devido a uma característica que se apresenta fortemente neles: a interatividade. Estes jogos, embora envolvam o jogador profundamente, ainda trabalham com enredos bastante lineares, com uma seqüência de ações bem definidas. Nos últimos anos, porém, um estilo de jogo se popularizou rapidamente entre os chamados "gamers hardcore" (aqueles que jogam exaustivamente). Os MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game), são jogos que reproduzem determinados mundos, onde centenas, ou mesmo milhares, de jogadores interagem. Além disso, dão liberdade para que o jogador possa agir livremente, desde que desempenhe o "papel" que escolheu."
Esta é a grande realidade dos jogos de hoje, você pode enfrentar pessoas que numca viu, do outro lado do continente simplesmente através de um jogo no qual você fica intertido e vidrado naquilo e ao mesmo tempo interagindo com pessoas diferentes.

Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Avatar_(realidade_virtual) ; http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciborgue ; http://www.universia.com.br/html/materia/materia_bhaa.html

Nenhum comentário: