terça-feira, 17 de abril de 2007

RPG ao Second Life





Second Life, o mundo virtual que logo vai estar oficialmente presente no Brasil e fazendo barulho, , seja lá em que lugar do país você viva. E antes que alguém implique porque eu me refiro à Second Life como “mundo virtual”, “vida virtual/paralela”, simplesmente “SL” ou o que me der vontade no momento, já adianto: Second Life não é um jogo, nunca foi, e quem se referir a ele como um jogo não está fazendo um bom trabalho . O Second Life tem jogos dentro dele, muitos deles, de RPG a Shooters, passando por Corrida, Puzzles e Jogos de Azar. Mas ele, em si, não é um jogo, porque você não tem um objetivo dentro dele, um desafio a cumprir ou qualquer coisa que faz de um jogo de videogame o que ele é.
Já o RPG é um jogo pouco convencional. Em um teatro, os atores recebem seu guião (ou "script"), o conjunto de suas ações, gestos e falas, com tudo o que suas personagens devem saber. Você interpreta uma personagem de ficção, seguindo o enredo definido em um roteiro. Num jogo de estratégia, por outro lado, você está seguindo um conjunto de regras aonde, para vencer, você precisa vencer desafios impostos por seus adversários. Cada partida é única, já que é impossível prever seus movimentos durante o jogo. No RPG, esses dois universos se unem.
Como em um jogo de estratégia, há algumas regras que definem o jogo, e aquilo que seu personagem pode ou não pode fazer. Esse conjunto de regras é chamado sistema. Como no teatro, cada personagens tem uma história, e deve ser interpretado assim como os atores fazem. Mas, diferente de um jogo de estratégia, você não luta contra um adversário específico, mas vive aventuras em um mundo imaginário. Diferentemente do teatro, você não segue um roteiro, mas age pelo seu personagem com liberdade de ação.Isto segundo a fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/RPG_(jogo).Na minha opinião ambos são bons pelo fato dos dois serem muito reais e proporcionarem fatos próximos do nosso dia a dia tudo pelo computador.

Nenhum comentário: